Uma Carreira Cirúrgica

DOMINGO | 8 ABRIL | 17H30

Para muitos estudantes de medicina a visão de um futuro a salvar vidas com um bisturi na mão continua a ser o fator de motivação para ultrapassar as adversidades que o curso de medicina apresenta diariamente. Nesta sessão os participantes terão a oportunidade de ouvir alguns dos cirurgiões com mais sucesso do nosso país em diferentes áreas. Quais as vantagens e desvantagens de seguir uma especialidade cirúrgica? Qual o perfil que um cirurgião deve ter? Qual o melhor hospital para um internato cirúrgico, central ou periférico? Quais as diferenças de operar no público e no privado? Qual o futuro da cirurgia e o papel da cirurgia robótica?

Palestrantes

Especialista em Ortopedia e Traumatologia Desportiva, o Dr. Hélder Pereira é um dos cirurgiões ortopédicos mais mediáticos do nosso país. Em parceria com o Prof. Dr. Niek Van Dijk operou, no Centro de Excelência da FIFA em Madrid, inúmeros atletas de alta competição, de entre os quais: Pepe (Besiktas), Keylor Navas (Real Madrid) e Danilo Luiz (Man. City). É o presidente da AFAS-ESSKA e coordenador da campanha CPR11 “Joga seguro”.

 

Coordenador da Unidade de Transplantação Hepática do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, o Dr. Emanuel Furtado é o único cirurgião capaz de realizar transplantes hepáticos em crianças no nosso país. No ano de 1994, o seu pai Linhares Furtado introduziu a transplantação hepática pediátrica em Portugal e no próximo dia 8 de Abril de 2018 o Dr. Emanuel Furtado estará no MED.WIN 4.0 para falar de todas as particularidades de uma vida e uma família ligada à cirurgia e à transplantação pediátrica.

Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, o Prof. Doutor Manuel Antunes já abriu mais de 35.000 corações e já realizou centenas de transplantes cardíacos. No ano passado esteve em missão humanitária na Jordânia a operar crianças refugiadas sírias e no próximo dia 8 de Abril às 17h30 estará na FMUP para falar da sua mediática carreira e de todas as particularidades da uma vida ligada à cirurgia.