Sessões Plenárias

Nova Prova, Novo SNS?

Sábado | 6 de abril | 9H30

A primeira oradora desta sessão plenária é a Professora Doutora Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde e Médica Pneumologista no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

É também Mestre em Saúde Pública, Mestre em Gestão e Economia de Serviços de Saúde e Doutora em Saúde Pública. Foi Diretora do Programa Nacional para a Tuberculose da DGS e Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina e no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

Desempenhou o cargo de Vice-Presidente da “Europe Region Officers of the International Union Against Tuberculosis and Lung Disease” bem como de Presidente do Grupo de Tuberculose da European Respiratory Society.

Combina o interesse em saúde pública, atividade clínica, académica e de investigação!

Contaremos também com a presença do Dr. Miguel Guimarães, Médico Urologista do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHuSJ)  e Bastonário da Ordem dos Médicos.

Natural do Porto, Miguel Guimarães é Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e tornou-se especialista em Urologia, em 1997, no, então, Hospital São João. O atual bastonário integrou a equipa de transplantação do CHSJ e participou em mais de 400 cirurgias de transplante renal.

Foi Presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos desde 2011 até ao momento, contribuiu muito para a formação de jovens médicos e colaborou na formação profissional e desenvolvimento contínuo de médicos de Medicina Geral e Familiar nos distritos de Viana do Castelo e Porto. Em 2005 obteve a Competência em Gestão dos Serviços da Saúde da Ordem dos Médicos.

 

Por fim, o Professor Doutor Fausto Pinto é médico especialista em Cardiologia e estará também presente nesta sessão plenária!. A sua relevância dentro desta especialidade está espelhada no facto de ser o presidente eleito da Federação Mundial de Cardiologia.

Para além disso foi o primeiro português a ser presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia, bem como o fundador da Associação Europeia de Ecocardiografia em 2002. Desde 2015, é Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e, atualmente, ocupa o cargo de Coordenador das Escolas Médicas Portuguesas.

Nesta sessão plenária vais poder ouvir a sua opinião sobre temas tão atuais como o Acesso ao Internato Médico e o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A Prova Nacional de Acesso também será outros dos temas discutidos, fazendo desta uma sessão a não perder!

Estetoscópio Ou Bisturi?

Sábado | 6 de abril | 11h30

Armando Manuel Gonçalves Correia Pinto, natural do Porto, é médico especialista em Pediatria e Oncologia Pediátrica. Dedica-se a esta última especialidade há mais de 20 anos, integrando o Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia do Porto, do qual é Diretor. Membro da Secção de Hemato-Oncologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria, além de ser investigador na área da Oncologia Pediátrica, é ainda revisor da Acta Pediátrica Portuguesa. É autor de dois livros (“Vivências de um Médico Oncologista Pediátrico”, publicado pelas Edições Afrontamento), entre vários outros trabalhos e publicações científicas.

O Professor Doutor José Carlos Noronha vem mostrar-nos a visão do cirurgião, na Sessão Plenária “Estetoscópio ou Bisturi”!
Especialista em lesões do ligamento cruzado anterior, doutorado pela Universidade do Porto em 1999, e com estágios feitos em Barcelona, Lyon, St. Ètiene, Paria e Nova Iorque, o Prof. Dr. José Carlos Noronha já operou alguns dos melhores futebolistas mundiais, como Pepe, Lucho, Derlei, Diego, Anderson, Ricardo Carvalho, entre outros, sendo o cirurgião do Futebol Clube do Porto desde 2003. Para além disto é também investigador da Universidade de Aveiro desde 2008, na área de Engenharia Mecânica, e diretor clínico da Unidade de Saúde e Performance da FPF desde 2014.

O moderador desta sessão será o Prof. Dr. António Sarmento, docente na FMUP!

Medicina No Estrangeiro

Domingo | 7 de abril | 10H00

No contexto atual do acesso à especialidade médica em Portugal confrontamo-nos com um número crescente de jovens médicos que não tem oportunidade de ingressar no Internato de Formação Específica, numa área do seu interesse. Assim, cada vez mais recém-formados em Medicina optam por completar a sua formação fora das fronteiras nacionais. Deste modo, trazemos-te o exemplo da Dra. Bítia Vieira, formada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, atualmente a realizar o internato médico em Neurologia na Schlosspark-Klinik, em Berlim.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, o Dr. João Conceição realizou o seu internato na especialidade de Endocrinologia no Hospital Egas Moniz, tendo iniciado em 2009 uma carreira na área Médica da MSD Portugal.

É desde 2016 Regional Director Medical Affairs Diabetes da Região Ásia Pacifico e China na MSD

Medicina Extra-ordinária

Domingo | 7 de abril | 17H30

A medicina dentro de quatro paredes nunca te atraiu? O consultório e bata branca são demasiado comuns para ti? Então, não podes perder a nossa sessão plenária: “Medicina Extra-Ordinária”!! Nesta sessão, poderás explorar diferentes carreiras alternativas, que te levarão a repensar o habitual percurso médico. Diretamente a partir da Unidade de Cuidados de Saúde do grupo TAP, o Dr. Rui Pombal, Presidente da Sociedade de Medicina Aeroespacial Portuguesa (SMAPor), traz-te a sua experiência no campo da Medicina Aeroespacial.

Natural da Póvoa de Varzim, Alexandra Leitão formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2012 e é recém-especialista em Medicina Interna no Hospital Santa Maria Maior de Barcelos.

Integra a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Barcelos, bem como a Equipa de Emergência Intra-Hospitalar do mesmo hospital.

Colabora, ainda, no ensino Pré-Graduado da FMUP.

O Major Médico Tiago Loureiro, formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e pela Academia Militar em Medicina e Formação Complementar em Ciências Militares, terminou o curso em 2006 e traz-nos uma perspetiva diferente da vida clínica.

Após uma comissão de 6 meses em Kabul, Afeganistão em 2009, especializou-se em Angiologia e Cirurgia Vascular no Centro Hospitalar do Porto, terminando a especialidade em 2015.

Segue-nos nas redes sociais e acompanha todas as novidades do Med.WIN 5.0!